DR. PAULO ROBERTO SILVEIRA

VIVO DE AJUDAR AS PESSOAS  A AMENIZAREM  OS SOFRIMENTOS  DO CORPO E DA ALMA.

Meu Diário
25/08/2009 20h42
A BOA NOTICIA DO PLANTÃO. ( A GOSTOSA!)
              A BOA NOTICIA DO PLANTÃO
 
Quando cheguei naquela quinta feira ás 8:00 Hs no plantão onde era o único Médico do Staff na especialidade de Neurocirugia, nosso plantão era quinta de dia das 8:00 ás 20:00 e domingo á noite das 20:00 ás 8:00 da manhã de segunda feira, o chefe da equipe anterior que estava no batente desde as 20 :00 hs da noite de quarta feira ate as manha de quinta, estava entregando o plantão me esperava ansiosamente em pleno estacionamento do Hospital Estadual Getulio Vargas na Penha zona norte do Rio de Janeiro, com aquele olhar esbugalhado, misto de cansado , desesperado e por que não aliviado. Pois além de ser o neurocirugião de Plantão era o substituto do Chefe de Equipe que estava de Férias. Duas cruzes, pesadas e bota peso nisto, a de chefe de equipe em exercício e a de único neurocirugião, ja ha cinco anos.
- Aí Paulão... o negócio está complicado prá gente... meu irmão...! Tem uma ambulância dos Bombeiros, que acaba de chegar, trazendo vários politraumatizados, acho que o onibus inteiro tá ai, fora o morista e os caronas da carreta. Tudo proveniente de um acidente acorrido agora pela manhã, na Avenida Brasil. Parece que uma carreta saiu da pista e bateu de frente com um onibus lotado. Os cirurgiões já examinaram e falaram que é tudo contigo meu brother! Estão todos na sala de politraumatizados 15 homens , 13 mulheres e 07 crianças, todos com Traumatismo Craneo Encefalico (TCE) graves, e Traumatizados da Coluna ( TRM) graves, alguns precisaram ser entubados. Mas como miséria pouca é conversa fiada, já tens dois baleados de craneo na sala de homens, parece que um é PM, já viu né daqui a pouco esta o batalhão inteiro tá no pedaço te enchedo o saco, e o outro, um perigoso traficante de uma favela aqui perto eu acho que o morro do Alemão, eu se fosse você, ou botava logo no centro cirúrgico ou transferia o cara para o Souza Aguiar ou qualquer outro lugar onde haja escolta armada e bota armada nisto ! pois não temos segurança, nem posto policial atuante no hospital. Na sala de mulheres dois TCEs (Traumatismo Craneo Encefalico) aguardando sua avaliação eu acho que os dois são cirúrgicos pois estão com o cérebro saindo pelo orifício do trauma se espalhando para tudo que é lado. E de quebra tem uma acadêmica, proveniente do Hospital da Posse em Nova Iguaçu com uma criança de uns 5 anos com historia cefaleia, rigidez de nuca, vomitos e jato e esta em opstotomo continuo, não precisa nem ser neuro, para diagnosticar uma menigite braba, daquelas meningocicas escaranlhantes, contaminando tudo ate alma de quem chegar perto, para você puncionar e dar destino... No Hospital de São Sebastião no Caju, ( Hospital do Estado que atende doença infectocontagiosas) aliás este hospital esta prestes a se fechar ( o que realmete iria acontencer) . Olha a academica disse que já passou lá mas estão de greve e mandaram pra cá que tem neuro de plantão e condições de atender o paciente, ou seja você negão... Bom plantão e que a terra lhe seja leve.
Há... ia me esquecendo: acabaram as roupas do Centro Cirúrgico e o Anestesita da minha equipe se mandou depois da décima cirurgia direta uma atras da outra, pois o bicho pegou mesmo, estressado e arracando os últimos fios de cabelo ( como voce sabe o Jacó o anestesista é pouca telha) e para piorar o anestesista da tua ainda nem sombra do cara. Você vai encontrar alguns pacientes acondicionados nas macas improvisadas pelos corredores e pelo chão mesmo, como voce sabe aqui é que nem coração de mãe sempre cabe mais um..., está faltando tudo, como voce tambe tá cansado de saber..., esparadrapo, gaze, algodão, não temos antibióticos, antihipertensivos, enfim tudo... até dipirona ta faltando. O Rx como você já sabe está quebrado desde da semana passada juntamete com tomografo que ha meses esta aguardando manunteção de rotina, o elevador está tambem quebrado, os maqueiros sumiram todos, não temos vagas nas enfermerias. Só tens umas tres auxiliares de enfermegem quase doidas varridas correndo de lando para outro atendendo nas salas de homens, de mulheres e das crianças. De médico até agora só você chegou!. Nem os acadêmicos ( sao os estudantes de medicina que seria paus para toda obra) estão na área, todos se mandaram e os academicos lotados na sua equipe nenhum ainda apareceu .Obrigado João Batista vulgo Janjão ou Branca de Neve( era o nome do chefe de equipe que estava me passando o plantão, no aumentativo pois tem quase dois metros de altura) e negro como a asa da grauna, DEPOIS DE TODOS ESSAS MARAVILHOSAS NOTICÍAS você não uma boa notícia para aliviar o meu coração? a minha pobre alma que seja!!!
- Claro meu irmão... Tá sabendo daquela enfermeira novinha de uns 19 anos, lourinha e gostosa á bessa? Aquela que você disse que casaria ? Que seria a nora que a sua mãe queria?
- A aquela que anda de nariz e rabo e que rabo... ( rapaz que rabo) empinado, metida prá caramba e não dá bola prá ninguem, a Francisnete se não me engano é o nome desse pedaço de mau caminho!... Tô sabendo...
- Pois é ... Tô comendo!
- Putzz... Ninguém merece!...

Publicado por PAULO ROBERTO SILVEIRA em 25/08/2009 às 20h42
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras