DR. PAULO ROBERTO SILVEIRA

VIVO DE AJUDAR AS PESSOAS  A AMENIZAREM  OS SOFRIMENTOS  DO CORPO E DA ALMA.

Textos

Prefacio do livro : Historias da minha historia.
PREFÁCIO
Cinthia Robert
Foi com o maior prazer que mais uma vez prefacio uma obra do escritor, médico, advogado, amigo e Comendador – tornando-se assim um dos meus pares – Dr Paulo Roberto Silveira.
Esse livro de Histórias de minhas história,  cujo a elaboração do conteúdo acompanhei durante alguns anos não representa apenas a outra face do escritor . Aquele que provoca o lúdico e traz recordações de nossa infância.
Sua leitura é leve, agradável e nos leva a pensar no velho ditado ( que no caso da obra não se aplica ) quem faz um conto aumenta um ponto, já que Paulo Roberto, não aumentou pontos, mas retirou alguns de sua vasta obra de literatura, para que o leitor tomasse gosto pelas trapalhadas do médico, que desde sua entrada na adolescência, pela grande  técnica,  grande força  e porte físico , ao se tornar campeão Fluminense Juvenil de Judô  no Campeonato Fluminense de Judô Juvenil  categoria peso pesado, realizado em Volta Redonda Estado do Rio no Recreio do Trabalhador  em  março de 1965, sendo convocado para o Campeonato Brasileiro de Judô, Juvenil ,  passando de faixa amarela a  faixa verde , e seu professor de educação física que era também professor de matemática no  primeiro ano do antigo ginasial   no  Colégio Macedo Soares, Prof Carlos Alberto Imblugia , lhe estigmatizou com  a alcunha de Sansão, herói bíblico do livro dos  Juízes, dotado de grande força e poder; ao se sagrar Bicampeão Fluminense de Judô Juvenil categoria  peso pesado em  Magé,  Estado do Rio de Janeiro,  em abril de  1966 aos 17 anos, quando recebeu a faixa marrom  sendo novamente convocado  para participar do Campeonato Brasileiro de Judô Juvenil, consagrou o apelido que é  reconhecido e lembrado  ate hoje  ,  como o Sansão  branco de Volta Redonda, já que havia naquela época o Evandro  atleta da Gama Filho,  que é mulato, conhecido como Sansão preto  do Rio de Janeiro,  e no ano seguinte em  março de 1977 foi promovido aos 18 anos,  a faixa preta de Judô ( Sho Dan)  título que lhe foi muito útil pois  ao chegar para Estudar Medicina na Universidade do Porto em Portugal, passou a ser o professor de Judô no Centro Desportivo da Universidade do  Porto de  1969 a 1975 quando retornou ao Brasil médico formado aos 26 anos. Para o sentimento de  admiração  e orgulho de Zélia ( Euzelia Mamede Silveira) – sua esposa e amiga inseparável.
É no carnaval que se inspira para escrever uma de suas mais lindas estórias, a meu critério, pois quando a li, pela primeira vez, há algum tempo. Misterio na terça feira gorda.
Assim é Paulo Roberto e assim é sua obra, que traz ao leitor que se tornará voraz, mas que se empolgará com Histórias da minha história – Algumas lembranças de uma vida inteira- , a quem tenho o maior orgulho de prefaciar.
Desejo a todos uma boa leitura e ao nosso querido Comendador, que continue sua jornada literária.
Que Deus nos ilumine a todos.
Cinthia Robert

  Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro, Artista Plástica, Escritora, Dr Honoris Causa e Comendadora pela outorga dos títulos pela ABD – Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais , organização sem fins lucrativos e fundada em 1945, onde exerce o cargo de Diretora de Intercâmbio Nacional e Internacional, Comendadora pela ALAP – Academia de Letras e Artes de Paranapuã.
  Paulo Roberto Silveira é autor de livros técnicos, como  Fundamentos da Medicina Legal, Fundamentos da Neurologia,  Fundamentos da Psiquiatria , dentre outros, todos publicados pela Editora Lumen Juris, da qual já tive a honra de participar do Conselho Consultivo.
PAULO ROBERTO SILVEIRA
Enviado por PAULO ROBERTO SILVEIRA em 11/02/2015


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras