DR. PAULO ROBERTO SILVEIRA

VIVO DE AJUDAR AS PESSOAS  A AMENIZAREM  OS SOFRIMENTOS  DO CORPO E DA ALMA.

Textos

COLETANEAS DE MEDICINA ORTOMOLECULAR PARTE III
COLETANEAS DE MEDICINA ORTOMOLECULAR III

VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
Cada uma das vitaminas lipossolúveis, A, D, E e K, tem um papel fisiológico separado e distinto. Na maior parte, são absorvidos com outros lipídios, e uma absorção eficiente requer a presença de bile e suco pancreático. São transportadas para o fígado através da ninfa como uma parte de lipoproteína e são estocadas em vários tecidos corpóreos, embora não todas nos mesmos tecidos, nem na mesma extensão. Normalmente são excretadas na urina.
FONTES NATURAIS DE VITAMINAS
“O Segredo simples da vitalidade”
Nas últimas décadas, pesquisadores têm dedicado seus estudos à busca de uma melhor integração do homem com os alimentos que se consome, procurando equilibrar e aperfeiçoar a máquina biológica complexa do corpo humano. Os caminhos desses estudos apontam para várias direções, mas um aspecto comum interessante é a descoberta do valor terapêutico de plantas, ervas, flores e frutas, confirmando cientificamente o poder da alimentação natural da influência de substitutivos químicos que agridem o organismo, ocasionando males e doenças que eram absolutamente desconhecidos de nossos antepassados.
Entre uma série de alimentos estudados pela engenharia bioorgânica, estão os sucos verdes, que atuam como nutrientes de um organismo, agindo em músculos e nervos e dificultando a aquisição de doenças como até mesmo o câncer.
Em 17 de maio de 1994, numa reunião de médicos em Boston o Doutor George W. Crile, de Cleveland, afirmou que o que comemos é radiação, nosso alimento equivale a determinadas quantias de energia.
Os raios de sol fornecem radiação importantíssima aos alimentos e estes cedem correntes elétricas ao sistema do corpo.
A energia solar está armazenada na planta que comemos ou na carne dos animais que comem plantas. Hoje retiramos do carvão ou do petróleo a energia solar aprisionada na clorofila dos vegetais que viveram há milhões de anos. Vivemos do sol por intermédio da clorofila.
Fitobróquios: As Vitaminas do Futuro
O que é melhor para a saúde: comer frutas, legumes e verduras diariamente  ou tomar uma pirula contendo vitaminas e antiosxidantes.
Muitas pessoas marcariam a segunda escolha, estariam equivocadas. As pesquisas mais recentes comprovam que frutas, legumes e verduras contêm, além dos nutrientes indispensáveis a saúde, componentes capazes de bloquear a formação de tumores cancerígenos: os fitobioquímicos tais como: brocolio, couve-flor, cenoura, abobrinha, cebola, repolho, pimentão, tomate e diversos tipos de frutas (laranja, acerola, mamão, manga, banana, figo etc).
HIPOVITAMINOSE
Vitamina A (lipossolúvel)
Cegueira Noturna-Causada por falta de vitamina A, falta de capacidade de perceber detalhes em ambientes pouco iluminados.
Ex: Sai de um quarto iluminado e entra em um escuro.
»  Cefaléia;
»  Lesões na Pele
» Pele áspera e seca.
» Auxilia no tratamento de sarampo e rubéola em quase todas as doenças infeccionadas. A falta de vitamina A facilita mais a pegar doenças infeccionadas.
» Alterações cutâneas: A pele se torna seca escamosa e áspera conhecida como pele de ganso ou pele de sapo.
Vitamina B (Hidrossolúvel)
» Beriberi = doença por deficiência  de tianina. Encontrada na Vitamina B1.
» Pelagra= doença causada por deficiência de niacina encontrada na vitaminaB6cansaço.
» Falta de Apetite
» Causa atraso no crescimento.
Vitamina C (Hidrossolúvel)
» Deficiência causa gripe, resfriado e infecções;
» Aumenta a resistência do organismo;
» Provoca hemorragias nas gengivas e na pele (conhecida como escorbuto).
Vitamina D (Lipossolúvel)
» Provoca Raquitismo;
» Desgaste dos ossos (osteoporose) e dos dentes.
Vitamina E  (Lipossolúvel)
» Não causa deficiência;
Vitamina K (Lipossolúvel)
» Com a má absorção de lipídeos pode causar destruição da flora intestinal.
» Não foi registrado caso de deficiências grave.
HIPERVITAMINOSE
Vitamina A (Lipossolúvel)
» Excesso pode causar náuseas:
» Vômitos;
» Fadiga;
» Cefaléia;
» Anorexia;
» Coloração Amarelada da pele.
Vitamina B (Hidrossolúvel)
» Não há nenhum efeito tóxico conhecido pela tianina;
» Niocina (pelegra) = Doses grandes tem sido usado na tentativa de abaixar a concentração de colestrol no sangue.Pode ser tóxica para o fígado.
Vitamina C (Hidrossolúvel)
» Não há efeito tóxico.
Vitamina D (Lipossolúvel)
» Anorexia;
» Vômitos;
» Dor de Cabeça;
» Sonolência e Diarréia.
Vitamina E (Lipossolúvel)
» Não apresenta efeitos tóxicos.
Vitamina K (Lipossolúvel)
» Não apresenta efeitos tóxicos.
  
MEGAVITAMINAS
Substância orgânica que os alimentos fornecem em muito pequena quantidade (geralmente alguns miligramas diários) para assegurar a saúde normal. (Radical grego colocado antes de uma unidade a multiplica por um milhão).
Definição
Defende o ponto de vista de que podemos ser carentes de certas vitaminas e que a maneira de consertar esta carência e, portanto evitar e curar doenças, e ingerir grandes doses delas.
Antecedentes
O Dr. Linus Pauling, duas vezes vencedor do Prêmio Nobel e campeão da vitamina C, foi uma das primeiras pessoas a se interessar seriamente pelos efeitos da ingestão de altas doses de vitaminas na prevenção e cura de doenças.
Relatam curas em casos de alcoolismos, hiperatividade infantil, dependência de algumas drogas, osteoartrite, “neurite”, esquizofrenia, depressão e outros problemas psiquiátricos.
Os criadores da psiquiatria ortomolecular sugerem que variando-se as concentrações de substâncias normalmente presentes no organismo humano, poderemos ajudar a doença mental. Segundo esses teóricos, as diversas células do cérebro necessitam de nutrientes muito diferentes; as células cerebrais  e nervosas, por exemplo, precisam de muito mais vitaminas B e C do que outras partes do organismo.
Para o cérebro funcionar normalmente ele precisa, pelo menos das vitaminas riboflavina, nicotinamida, piridoxina, cianocobalamina, ácido ascórbico, e ácido fólico. Existem outras substâncias químicas essenciais ao funcionamento sadio do cérebro e nós estamos apenas engatinhando no que diz respeito ao conhecimento da bioquímica cerebral.
Livros inteiros tem sido escritos acerca do valor da terapia das megavitaminas para essas doenças e muitos relatórios de pesquisas mostram excelentes resultados.
Ela Funciona ?
É tentador achar que todos os relatórios são válidos e a cura para males como o alcoolismo, esquizofrenia, algumas doenças mentais, dependências de drogas e hiperatividade infantil estão ao alcance das mãos.
Os bioquímicos e os psiquiatras, em sua maioria, recusam-se a aceitar a existência de uma justificativa adequada para a prescrição de doses maciças de vitaminas principalmente por haver tão poucas provas convincentes. O que é preciso são testes controlados sérios para examinar cada área em que se afirma que as megavitaminas funcionam.
Os remédios simples são sempre mais atraentes, especialmente quando se trata de problemas complexos.
A Terapia das Megavitaminas é um desses remédios simples.  Só a pesquisa poderá provar se ela é realmente útil.
FATORES NÃO CONFIRMADOS COMO VITAMINAS
Alguns fatores alimentares têm  características de vitaminas,mas, por várias razões, não são classificados como vitaminas. Alguns deles têm sido observados apenas em animais (não os humanos).Outros podem ser sintetizados em alguma extensão no corpo,mas necessitam de suplementação dietética em períodos de tensão.Alguns são simplesmente  substâncias que são conhecidas por ocorrerem em tecidos humanos para o qual nenhuma finalidade foi ainda identificada.                                          
COLINA
A colina é um componente essencial dos tecidos animais e tem sido classificada como tendo atividade similar à das vitaminas em animais de experimentação.Os humanos, entretanto, podem sintetizar colina a partir de etanolamina e grupos metil derivados da metionina, mas na maior parte do tempo,a colina vem dos fofatídeos da dieta.
FUNÇÕES
A única função da colina é como um componente de grandes moléculas.A lecitina (fosfatidilcolina) é um componente estrutural das membranas celulares e das lipoproteínas plasmáticas,e funciona como um surfactante pulmonar.A esfingomielina também é um componente estrutural.A acetilcolina funciona como um neurotransmissor.
INGESTÃO NA DIETA
A necessidade para colina é elevada durante o crescimento e desenvolvimento e pode exceder a capacidade sintética do recém-nascido(7mg/100kcal de colina) a quantidade encontrada no leite materno.O leite materno também contém fosfatidilcolina e esfingomielina.
As necessidades diárias não são conhecidas, e nenhum efeito tóxico foi observado.A quantidade necessária é influenciada pela quantidade e tipo de gordura, energia total,tipo de carboidratos,quantidade de proteína e quantidade de colesterol na dieta.Estima-se que a dieta média contenha de 400 a 900mg/dia de colina.Esta quantidade é aparentemente adequada para a saúde, mas deve não estar equiparada às necessidades dietéticas.
FONTES
A colina livre está presente no fígado, farinha de aveia,feijões de soja ,alface crespa, couve-flôr,couve e repolho.Ovos,fígado,feijões de soja,bife e amendoins são ricos em fosfatidilcolina.O leite materno eo leite de vaca também são boas fontes.
DEFICIÊNCIA
A deficiência em animais está associada à deficiência de carnitina no fígado e tecidos cardíacos,deposição de gordura no fígado e doença renal hemorrágica.A deficiência de colina em humanos tem sido demonstrada apenas em um estudo metabólico.
A administração de doses farmacológicas de colina parece aliviar os sintomas de discinesia tardia e da doença de Hunington em humanos,mas a dosagem necessária para se atingir esse efeito,de até 20g/dia,parece estar além das necessidades dietéticas específicas para colina.
É possível que pacientes esgotados de lipídeos sob terapia de TPN a um longo período de tempo também possam tornar-se esgotados em colina.
MIOINOSITOL
O inositol é encontrado em frutas,grãos,vegetais ,nozes,leguminosas e carnes de vísceras,tais como fígado e coração. Ele ocorre  abundantemente na dieta média,usualmente como fosfolipídeos de inositol e como ácido fítico(hexafosfato de inositol).O ácido fítico interfere com a absorção de cálcio, ferro e zinco.
FUNÇÕES
O mioinositol é o único dos nove isômeros do inositol que tem importância metabólica.Ele é um composto cíclico de seis carbonos com seis grupos hidroxila e uma estrutura semelhante à da glicose.Encontrado em tecidos animais como um componente dos fosfolipídios,está concentrado no cérebro e fluido cerebroespinhal,mas também é encontrado no esqueleto,músculos cardíacos e outros tecidos.O nível de inositol livre è especialmente elevado em todos os òrgãos do trato reprodutivo  masculino,particularmente no sêmem.
O papel fisiológico do inositol está relacionado à  sua presença no fosfatidilinositol e,portanto,à função dos fosfolipídeos nas membranas celulares.Suas funções incluem a mediação de respostas celulares a estímulos externos,transmissões nervosas e  regulação da atividade enzimática.Através de seu papel na síntese de fosfolipídeos, a qual afeta a função das lipoproteínas, ele exerce atividade lipotrópica.
O metabolismo do inositol é afetado pelo conteúdo de colina na dieta, pela quantidade e grau de saturação da gordura da dieta e da composição específica dos ácidos graxos.
DEFICIÊNCIA
Devido ao fato dos pacientes diabéticos apresentarem altos níveis metabólicos de mioinositol na urina  e níveis diminuídos nas membranas nervosas,têm-se feito tentativas de se explicar a neuropatia periférica diabética com base na alteração no metabolismo de mioinositol.Entretanto,as descobertas não foram consistentes.
A deficiência de inositol nos animais produz um acúmulo de triglicerídeo no fígado, lipodistrofia intestinal e outras anormalidades.Os sinais da deficiência de inositol não foram encontrados em humanos e uma deficiência não é provável,considerando-se a ocorrência bem espalhada nos alimentos.Entretanto,devido ao fato dela poder possivelmente ocorrer em bebês alimentados com fórmulas sem leite de vaca, a Academia Americana de Pediatria recomenda que este deve ser adicionado a estas fórmulas como uma medida preventiva.
TOXICIDADE
Nenhum efeito tóxico foi relatado. Os  pacientes com insuficiência renal crônica apresentam elevados níveis de inositol.
ANTIVITAMINAS
(Antagonistas de Vitaminas ou Antimetabólicos)
Uma antivitamina ou antagonista é uma substância que interfere com a síntese ou metabolismo das vitaminas. Muitos  antagonistas de vitaminas são compostos semelhantes,em estrutura,à molécula ativa.Tomando o lugar da vitamina, eles tornam a coenzima inativa. A hidrazida do àcido isonicotínico(INH),um agente quimioterapêutico usado no tratamento da tuberculose,è um antagonista para a piridoxina.A aminopterina,uma droga usada no tratamento da leucemia,é um antagonista para a folacina.O dicumarol,um anticoagulante,age como um antagonista para a vitamina K.
Um outro tipo de antivitamina é a avidina,encontrada na clara de ovo crua ,que se combina com a biotina para formar um composto que não pode ser absorvido a partir do trato intestinal.  

  

MINERAIS
São elementos inorgânicos necessários ao organismo , para atuar como catalisadores ( aceleradores ) nas reações bioquímicas. Portanto , assim como as vitaminas , funcionam como coenzimas ( catalisadores ) possibilitando que o corpo realize rápida e precisamente suas atividades. São necessárias à composição adequada dos fluidos corporais , formação do sangue e ossos e  manutenção da saúde do sistema nervoso. Os minerais são elementos que ocorrem naturalmente , encontrados na terra. As formações rochosas são feitas de sais minerais. Em milhões de anos de erosão , as rochas e pedras vão sendo quebrados em pequenos fragmentos , pó e areia vão sendo acumulados e forma-se a base do solo .  Além desses ínfimos cristais de sais minerais , o solo está repleto de micróbios que os utilizam . Os minerais são então passados do solo  às plan-tas , que são consumidas por animais herbívoros . O homem , por sua vez , obtém esses minerais utilizados pelo organismo ao consumir essas plantas ou animais herbívoros.
  
A importância dos minerais para o nosso organismo constitui ponto pacífico e sem discussão para a ciência médica .
Alguns são necessários em quantidades maiores - os macrominerais - Eles são requeridos em quantidades de 100 mg ou mais por dia .
  
Macrominerais
  
Cálcio
Fósforo
Sódio
Potássio
Magnésio.
Cloro .
Enxofre .
  
Outros são indispensáveis para o organismo, porém em quantidades bem menores -
os oligoelementos - Somente poucos miligramas ou traços são necessários diariamente . São também conhecidos como “elementos traço” .
  
Oligoelementos
  
Cobalto
Cobre
Cromo
Estanho
Ferro
Flúor
Iodo
Manganês
Molibdênio
Selênio
Silício
Vanádio
Zinco
Outro grupo, os minerais possivelmente essenciais, encontra-se sob constante investigação cientifica para identificação de suas funções biológicas :
Boro
Estrôncio
Germânico
Lítio
Níquel
Rubídio
Vanádio.
  
Vários desses possivelmente essenciais já foram associados com funções definidas , como é o caso do Boro na formação óssea , o Vanádio no metabolismo lipídico e glicídico , o Estrôncio na formação da matriz óssea .
  
Resta relacionar o grupo dos minerais tóxicos , aqueles para os quais foram descritos quadros de intoxicação aguda ou crônica e não apresentam funções biológicas conhecidas .
  
Neste grupo , os principais são :
  
Alumínio
Arsênico
Cádmio
Chumbo
Mercúrio.
  
Como melhorar a absorção de minerais
  
As formas queladas e complexidas de minerais ( ligadas a uma molécula protéica que os transporta para o sangue para melhorar sua absorção ) são as que apresentam melhor absorção pois o metal ( ou mineral ) encontra-se protegido no interior da molécula , não sendo passível de ataque por parte do ácido estomacal . Os minerais podem ser quelados com aminoácidos ou com ácidos orgânicos nutrientes . As formas com aminoácidos são muito absorvidas devido ao grande número de receptores existentes à nivel intestinal .
A utilização de sais orgânicos dos minerais ( lactato , gluconato , fumarato etc ) permite uma boa absorção , pois os ácidos orgânicos selecionados , sendo parte de nossa dieta e encontrados na alimentação , facilitam a entrada do metal na circulação .
Os suplementos minerais ingeridos durante a refeição são em geral quelados automaticamente no estômago durante a digestão . Há controvérsias quanto ao tipo de mineral a tomar .
Na minha clínica preferimos usar os preparados quelados tendo como sais orgânicos os orotatos e os arginatos .

  
Citarei a seguir ,  suscintamente , algumas funções dos minerais :
  
Cálcio -
Importante para condução de estímulos nervosos
Contração dos músculos
Contrôle da frequência cardíaca
Em excesso pode provocar cálculos renais ou piorar a tensão pré-menstrual .
Café e comidas muito salgadas aumentam a  perda de cálcio pela urina .
Níveis fisiológicos sanguíneos de cálcio ( 7 a 10 mg / 100 ml ) são mantidos através da glândula paratireóide . Os hormônios da paratireóide estimulam a absorção intestinal , reabsorção pelos rins e mobilização de cálcio ósseo . A vitamina D facilita a absorção do cálcio .
Sendo o cálcio mais solúvel em meio ácido , sua absorção decai com a idade pelo decréscimo da secreção gástrica de ácido clorídrico .
  
Fontes : sardinha  , siri , e salmão ( com esqueleto ) , legumes , nozes , verdura , gema de ôvo , fígado , leite e derivados .
  
Magnésio -
  
Dificulta a formação de cálculos renais
Em grande quantidade é laxante
Promove o relaxamento muscular em repouso
Sua deficiência causa insônia , nervosismo , depressão , fraqueza muscular .
No meio extracelular das células nervosas , o cálcio faz o papel de estimulador enquanto o magnésio , o de relaxador .
  
Sódio -
Seu excesso pode causar inchaço , pressão alta , falta de potássio , problemas renais e cardíacos .
Está presente em todos  os alimentos .
Uma colherzinha de chá de sal de cozinha ( cloreto de sódio ) contém 2 gramas de sódio.
Recomenda-se para quem não tem problema de hipertensão + ou - 5 gramas por dia  .
  
Potássio -
Participa  da contração muscular , condução nervosa , batimentos cardíacos , produção de energia e sintese de proteínas .
Alimentos ricos em potássio combatem a pressão alta .
Melhora o desempenho de atletas .
O potássio trabalha com o magnésio como um relaxante muscular em oposição ao cálcio que causa a irritação e contração muscular .
O potássio extracelular afeta os músculos estriados e pode causar paralisia quando em excesso .
  
Ferro -
É o mineral mais importante no processo de produção de energia no organismo . Enzimas ricas em ferro participam do processo de queima de açúcar .
A hemoglobina é rica em ferro . Sua falta causa a anemia ferropriva ( microcítica ) .
Alimentos ricos em ferro : melado , ovos , vísceras , frango , germe de terigo , fígado .
  
Fósforo -
Participa da produção  e armazenamento de energia  , transmissão de informações biológicas , contração cardíaca .
Em atletas aumenta a resistência e combate a fadiga .
  
Cobre -
Também faz parte da hemoglobina ( responsável pelo transporte de oxigênio no organismo ) . Em excesso estimula o efeito dos Radicais Livres podendo induzir o câncer.
  
Zinco -
Principal protetor de sistema de defesa do organismo . Com a idade o zinco vai diminuindo . Aumenta a potencia sexual masculina e a libido ( desejo sexual ) . Participa da formação da insulina .
  
Boro -
É importante para a prevenção e tratamento da osteoporose na menopausa . Auxilia o desenvolvimento da musculatura . Parece ser útil na artrite .
  
Cromo -
É considerado o mineral-traço ( ou oligoelemento ) mais importante para evitar a intolerância à glicose ( hipoglicemia , hiperglicemia ou diabetes ) .
  
Mânganes -
Importante eliminador de Radicais Livres .
Sua deficiência está relacionada com a fragilidade dos ossos , problemas cardíacos , arritmias cardíacas , diminuição da produção de insulina .
  
Selênio -

Sua deficiência leva à catarata , distrofia muscular , depressão , necrose de fígado , infertilidade , doenças cardíacas e câncer . É um excelente antioxidante pois tem a capacidade de eliminar o peróxido de hidrogênio dos tecidos e de proteger os eritrócitos do acúmulo do mesmo .
  
Flúor -
Combate as cáries . Também ajuda no combate à osteoporose ( fluoreto ) .
  
Enxôfre -
É componente das vitaminas do complexo B .Não há descrições específicas sobre sua deficiência ou sobre seu excesso .
  
Iodo -

É o componente básico dos hormônios da tireóide .
A deficiência de iodo no período fetal ou no recém-nascido pode causar cretinismo . A deficiência em crianças e adultos resulta em bócio ( aumento da tireóide para poder compensar a falta de iodo ) . Iodo em excesso pode resultar em bócio tóxico (aumento da tireóide devido ao hipertireoidismo) .
Fontes : Sal iodado , Alimentos marinhos , Aditivos alimentares .
  
Molibdênio -
Participa na formação óssea . crescimento e metabolismo .
Excesso de molibdênio parece interferir com o metabolismo do cobre .
Fontes : Grãos integrais , frutas e vegetais .
  
Selênio -
É importante porque é um componente da enzima que protege os glóbulos vermelhos do sangue contra a destruição .
O selênio pode substituir parte da vitamina E , necessária para a antioxidação .
Fontes : Carnes , Alimentos marinhos grãos .
  
Cobalto -
Componente da vitamina B12 . Esta vitamina é a única fonte nutricional conhecida deste micromineral .
Fontes : Vísceras .
  
Vanádio -
Mineral que recentemente foi aceito como necessário ao ser humano , está envolvido com o metabolismo dos carbohidratos , especialmente da glicose . Estudos demonstraram que a ausência do mineral na dieta provoca problemas com o crescimento e na reprodução
Radicais livres/Estresse oxidativo
Menos radicais livres, mais vida



Alongar a vida é um dos sonhos da humanidade, mas são poucas as descobertas científicas que prometem realizar esse sonho. Agora um novo gene foi adicionado à lista dos genes que retardam o envelhecimento. O gene da catalase, quando colocado em camundongos, prolonga suas vidas em até 20%, o que equivale a um aumento de 15 anos na vida de um homem.

Se você já passou água oxigenada (H O ) em uma ferida, vo-2 2cê já viu a catalase em ação. Essa enzima quebra as moléculas da água oxigenada produzindo água e oxigênio. As bolhas de gás que se formam quando a água oxigenada entra em contato com a ferida é o oxigênio produzido pela catalase. A água oxigenada também pode dar origem aos chamados 'radicais livres', moléculas muito reativas que atacam as proteínas e o DNA. Os radicais livres, juntamente com o oxigênio, matam as bactérias diminuindo o risco de infecção. É por isso que usamos água oxigenada para limpar ferimentos.

Se a catalase não estiver ativa, a água oxigenada não é decomposta e o oxigênio não é produzido. É por isso que a água oxigenada só remove manchas de sangue fresco. Se a catalase presente nos glóbulos vermelhos ainda está ativa, ela produz o oxigênio, que ataca o ferro da hemoglobina fazendo desaparecer o vermelho da mancha. O truque não funciona em manchas de sangue envelhecido, nas quais a catalase já perdeu a atividade.

A água oxigenada é produzida em pequenas quantidades em todas as nossas células. Faz anos que se postulou que os radicais livres formados a partir da água oxigenada poderiam atacar diversos tipos de moléculas causando o envelhecimento. Mas até agora não existiam experimentos que demonstrassem que a remoção da água oxigenada leva a um retardo do envelhecimento.

Para testar essa idéia, os cientistas construíram um camundongo transgênico no qual colocaram o gene da catalase humana e forçaram sua síntese exatamente no local onde a água oxigenada é produzida. A idéia é simples: havendo catalase por perto quando a água oxigenada é produzida, ela é destruída rapidamente e os camundongos contendo o gene da catalase devem ter sua vida prolongada.
Para estudar os efeitos do gene da catalase, a população de camundongos transgênicos foi criada nas mesmas condições que os camundongos normais.

Comparando as duas populações se observou que os camundongos normais morriam aos 25 meses, enquanto os transgênicos viviam 30 meses. Além disso, quando os cientistas examinaram o aparecimento de sinais de envelhecimento, como as cataratas, observaram que essas alterações demoravam mais para aparecer nos camundongos transgênicos. Esses resultados sugerem uma relação direta entre a presença de catalase e o aumento do tempo de vida dos animais. A partir de agora, o gene da catalase passa a ser o nono gene capaz de retardar o envelhecimento em camundongos. É importante lembrar que, apesar de camundongos e homens serem muito parecidos, os resultados ainda não foram confirmados em estudos com pessoas. Não é interessante, e muito atual, pensar que se diminuirmos o número de radicais livres em nosso ambiente nossas vidas poderão ser prolongadas?



DEFINIÇÃO

Todas as células do nosso corpo necessitam constantemente de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia. Entretanto, a queima do oxigênio pelas células

(oxidação) libera moléculas de radicais livres que são instáveis e, por isso, altamente reativas. Essas moléculas apresentam um elétron com carga negativa que tende a se associar muito rapidamente a outras moléculas de carga positiva que estejam próximas, com as quais pode reagir ou oxidar. Dessa forma, esses radicais podem danificar as células sadias do nosso corpo.

AÇÃO DOS RADICAIS LIVRES

A formação de radicais livres derivados do oxigênio em vários processos metabólicos exerce um papel importante no funcionamento do corpo humano. Eles são responsáveis pelo transporte de elétrons na cadeia respiratória e, em alguns tipos de células, têm a capacidade de eliminar bactérias invasoras. São muito úteis e nosso organismo não vive sem eles, pois são indispensáveis às nossas defesas contra as infecções, por exemplo.

Os radicais livres passam a ter um efeito prejudicial ao nosso organismo quando ocorre um aumento excessivo na sua produção ou diminuição de agentes oxidantes. Em qualquer uma dessas situações começa a predominar um excesso de radicais livres no organismo, o que é denominado stress oxidativo. O bombardeamento excessivo por essas moléculas danifica o DNA das células, bem como outros materiais genéticos.

Entretanto, as células do nosso corpo, expostas a dezenas de ataques de radicais livres por dia, têm enzimas protetoras que reparam 99% do dano por oxidação. Sendo assim, o nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através do metabolismo do oxigênio.

FONTE DE RADICAIS LIVRES

O processo de oxidação que ocorre dentro do nosso corpo, devido aos processos metabólicos, não é a única fonte de radicais livres. Há fatores internos e externos que podem igualmente contribuir para a formação de um excesso de radicais e que podem causar danos irreparáveis.

Os principais fatores internos são: envelhecimento, câncer, alguns tipos de anemia, infarto do miocárdio, arteriosclerose e doença de Parkinson. Entre as causas externas mais prováveis de formação de radicais livres no nosso corpo encontram-se: poluição ambiental e gases de escapamentos de veículos; raios X e radiação ultravioleta do sol; fumo e fumaça de cigarro e o álcool; resíduos de pesticidas; substâncias tóxicas presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, aflatoxinas, etc); stress e alto consumo de gorduras saturadas (frituras, embutidos, etc)

Os radicais livres agem sobre as células, alterando suas membranas e dando-lhes um aspecto de células velhas que, normalmente, seriam eliminadas pelo sistema imunológico do organismo. No entanto, quando a quantidade de células alteradas é aumentada pelo excesso de radicais livres, e quando devido ao envelhecimento cronológico do organismo, há diminuição do sistema imunológico, o organismo não consegue eliminar as células alteradas. Assim, algumas dessas células sobrevivem e começam a funcionar de maneira inadequada, alterando a fisiologia do tecido, do órgão e de todo o organismo. Como essas células podem ter seu código genético alterado, multiplicam-se desordenadamente, propiciando o aparecimento de tumores, doenças pulmonares, cataratas entre outras.

A reação dos radicais livres com os ácidos graxos, constituintes de óleos e gorduras, pode favorecer o depósito de placas nas paredes arteriais, diminuindo sua elasticidade e propiciando o aparecimento de hipertenção arterial.

CONSEQUÊNCIAS DO EXCESSO DE RADICAIS LIVRES

Quanto mais uma pessoa ficar exposta aos fatores externos, maior é a quantidade de radicais livres que se acumulam no seu corpo. Com o tempo, esse efeito cumulativo pode causar alterações irreversíveis nas células ou mutações, que podem favorecer o aparecimento e o desenvolvimento de células cancerígenas.

A formação de radicais resulta em manchas pigmentadas na pele, rugas precoces, até distúrbios mais sérios como catarata, arteriosclerose, artrite, entre outras.

A comunidade científica reconhece que algumas doenças mais incapacitantes ou mortais são provocadas pela presença desses radicais. Na lista encontram-se desde o caso dos enfisemas, dos acidentes vasculares cerebrais, de certas afecções reumáticas, doença de parkinson, mal de Alzheimer, entre outras.

ANTIOXIDANTES

Os radicais livres se formam durante toda nossa vida, mas são mais sentidos da idade adulta em diante. Várias substâncias contribuem para o combate aos radicais livres. Essas substâncias são chamadas de antioxidantes e são moléculas com carga positiva que se combinam com os radicais livres, de carga negativa, tornando-os inofensivos. Portanto, essas substâncias teriam a capacidade de anular a ação de oxidação desses radicais. Os antioxidantes estão presentes nos alimentos e os mais importantes são:

- Vitamina C: aumenta a resistência às infecções e é importante na resposta imune; atua como antioxidante hidrossolúvel geral; protege as vitaminas A e E dos processos oxidativos, varrendo os radicais hidroxila que são os radicais livres responsáveis pelas agressões às células. É encontrada em grande quantidade nas frutas cítricas e vegetais verde escuros (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate, etc);

- Vitamina E: age contra os peróxidos lipídicos e previne danos à membrana celular. È o antioxidante mais efetivo e muito eficiente sob altas concentrações de oxigênio. É encontrada principalmente no germe de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos e legumes;

- Vitamina A: age contra os peróxidos lipídicos. É encontrada principalmente em alimentos como a cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão;

- Selênio: um mineral encontrado na castanha do pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves; - Zinco: outro mineral encontrado principalmente nas carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves e leite. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes;

- Bioflavonóides: inibem os hormônios que provocam o câncer. São encontrados em frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas;

- Licopeno: Inúmeros estudos o relacionam com a prevenção do câncer de próstata. È uma substância ativa encontrada principalmente no tomate;

- Isoflavonas: Inibem a acumulação de estrogênio e destroem as enzimas canceríginas. Encontradas principalmente na soja;

- Catequinas: substâncias antioxidante encontradas principalmente em frutas da família do morango, uva e chá verde (green tea);

- Ácido fenólico: inibe as nitrosaminas e aumenta a atividade enzimática. Encontrado na uva, morango, brócolis, repolho, cenoura, frutas cítricas, berinjela, tomate e grãos integrais;

- Ácidos graxos ômega 3: inibem o estrogênio e combatem a inflamação. Encontrados no óleo de canola, linhaça, nozes, peixes;

- Curcumina: protege contra os carcinogênicos induzidos pelo tabaco. Encontrado no açafrão, cominho;

- Genistelina: inibe o crescimento de tumores. Encontrado no brócolis;

- Indóis: inibem o estrogênio, que estimula alguns tipos de câncer; induzem as enzimas de proteção. Encontrado no Rábano, mostarda, rabanete;

- Betacaroteno: previne danos à membrana celular. Complementa a ação da vitamina E. Encontrado em vegetais verde escuros e amarelo-alaranjados;

- Quercetina: inibe a mutação celular, a formação de coágulos e a inflamação. Encontrada em cascas de uva e vinhos.

PARTE 1 EM SHAKE: 60 MEDIDAS
Betacaroteno (pró-Vitamina A)............................................10.000 UI
Vitamina D..........................................................................300 UI
Tiamina (Vitamina B1).......................................................30 mg
Riboflavina (Vitamina B2).................................................30 mg
Niacinamina (Vitamina B3)................................................30 mg
Acido Pantotenico (Vitamina B5)........................................30 mg
Piridoxina ( Vitamina B6).....................................................80 mg
Acido Fólico...........................................................................1 mg
Gaba......................................................................................250 mg
  Manganês Quelado................................................................5 mg
  Magnésio Aspartato.............................................................. 100 mg
  Zinco Quelado...................................................................... 35 mg
  Cobre Quelado...................................................................... 500 mcg
  Selênio Quelado....................................................................100 mcg
  Colina Bitartarato..................................................................250 mg
   Alfa Tocoferol ( Vitamina E)...............................................400mg
  Lecitina de Soja..................................................................... 1 g
  Gingo Biloba 24 %................................................................40 mg
   Nimodipina........................................................................... 15 mg
   Sabor baunilha.......................................................................qpb 1 colher medida
Posologia : Tomar 1 colher medida no almoço e jantar.

PARTE 2 EM CAPSULAS SUBLINGUAIS : 60 CAPSULAS
   Cianocobalamina ( Vitamina B12)............................................. 250 mcg
    Acido Fólico................................................................................ 1,0 mg
Posologia: Tomar 1 cápsula ½ hora antes do almoço e do jantar.

  PARTE 3 EM CAPSULAS:60 CAPSULAS
    Ascorbato de Cálcio ( Vitamina C não acida)..................................1,0 g
   Posologia: Tomar este medicamento no almoço e no jantar.

PARTE 4 EM CAPSULAS: 60 CAPSULAS
   Cálcio Quelado...................................................................................250 mg
    Boro Quelado.....................................................................................1,0 mg
    L-Lisina..............................................................................................100 mg
    Vitamina K ........................................................................................ 1.0 mg
  Posologia : Tomar este medicamento no almoço e no jantar.


PARTE 5 EM CAPSULAS : 60 CAPSULAS
   Castanha da India................................................................................... 200 mg
   Canamelis Ex seco 5 %...........................................................................50 mg
   Vitamina C..............................................................................................200 mg
    Rutina .....................................................................................................100 mg
     Centelha Asiática....................................................................................100 mg
Posologia: Tomar este medicamento no café da manha e no lanche da tarde.
                    Este tratamento  proposto, é uma terapia ortomolecular que é o ramo da ciência cujo objetivo final é provir o equilíbrio químico do  organismo  como um todo. O termo ortomolecular provem do gregro ORTHOS que poderá ser traduzido como :  normal, perfeito, direito, correto, equilibrado, alinhado, e molecular significa moleculas o que segnifica moleculas equilibradas , ou moleculas alinhadas. Foi proposta pelo Prof. Linus Carl  Pauling, nascido em Porland, Oregon, Estados Unidos, em 28 de fevereiro de 1901 e faleceu em 20 de agosto de 1994, aos 93 anos após brilhante carreira profissional complementada por intesas atividades de cunho humanitário. Foi ate a presente data a única   personalidade a receber duas vezes o prêmio Nobel em atividades distintas. Recebeu o prêmio Nobel  de Química em 1954  pela obra “A Natureza das Ligaçãoes Químicas” publicada em 1939, lançando as bases da ligação covalente entre atomos para formar as moléculas. Em 1962  recebeu o prêmio Nobel da Paz, por participar ativamente de manifestações contra testes nucleares, o uso de bombas atômicas como arma de guerra e construção de usinas nucleares. Em 1965 ao ler “ A terapia de Niacina em Psiquiatria” publicada por Abram Hoffer, teve o insite de concluir que as vitaminas poderiam ter importantes efeitos bioquímicos no organismo humano, muito além dos relacionados com a prevenção de doenças originadas por carência das mesmas.
                       Em 1968 Linus Pauling publicou o artigo mais importante para nós estudiosos  “Psiquiatria Ortomolecular” neste artigo inventou o termo  Ortomolecular que significa moléculas equilibradas ou alinhadas. Mas tal qual outro gênio, de seu tempo, o médico Neurologista  Sigmund Freud, ao lançar as bases da Psicanálise,   foram fortemente criticados e ridicularizados  pelos seus pares.
                       A medicina Ortomolecular foi regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina na sua resolução Nº 1500/98, na qual figura com uma Medicina Complementar, cujo objetivo principal é restabelecer o equilíbrio  bioquímico do organismo, atraves  do uso de subsstâncias e elementos naturais, como vitaminas, minerais aminoacidos, que devidamente oferecidos, na dosagem certa, irão procionar o tratamento das patologias em diversas especialidades da área Médica, combatendo os Radicais Livres, que são todas as moléculas que apresentam um número impar de elétrons na sua órbita externa, que denominamos um eletron desemparelhado naquela posição, fazendo com que essa molécula tente adquirir um elétron de qualquer outra substância a fim de se estabilizar ou se alinhar. Com a perda desse elétron, cria-se um novo Radical Livre, que irá originar uma reação em cadeia lesando sériamente as estruturas celulares que irão originar o que denominamos  de Stress Oxidativo celular, que  devido o aumento de forma descontrolada dessa reação intracelular irão dar origens as doenças  neuropsiquiátricas e degenerativas responsáveis pelo envelhecimento, pois o sistema nervoso central muito sensível a Lesão Oxidativa devido as suas elevadas necessidades energéticas uma vez ser grande consumidor de Oxigênio, que paradoxalmente  faz a vida existir na Terra, mas também ser responsável pela sua destruição atraves da reação química de peroxidação, porem  com grandes concentração de Ferro e baixos teores de antioxidantes.
                    Nessa formulação  proposta, estão contidos os antioxidantes ( vitaminas, minerais aminoacidos ) acressentando as Drogas Inteligentes  “Smart Drugs” ( Gingo Biloba, Nimodipina), que comprovadamente aumentam a capacidade de memória e a inteligência uma vez que  em estudos recentes comprovou-se ( Dr Helion Povoa Filho, Cap 15 pag 345 -372)  que os disturbios neurológicos  tem como substrato o exesso da formação dos Radicais Livres,  que  serão as substâncias que os  combaterão, tentando diminuir o seu poder de reação químico degenerativo , originado pelo Stress Oxidativo celula.
Drogas Anti Oxidantes são:




BETA CAROTENO (PROVITAMINA A):

    È proterora dos epitélios e é sintetizada a partir do beta caroteno que, por sua vez, é  o mais potente varredor do  “oxigênio singlet”, sem dúvida um dos mais deletérios de Radicais Livres formados no organismo; alem disso, é essencial á prevenção de doenças oculares: catarata, degeneração macular da retina e etc.



VITAMINA D:

È essencial á fixação do cálcio e magnésio, e importante na prevenção da osteopenia/osteoporose.



VITAMINA B1 (TIAMINA):


Combina-se com o ATP no fígado, rins e leucócitos, para formar difosfato de tiamina (pirofosfato de tiamina), o qual é uma coenzima que intervêm na descarboxilação dos ácidos pirúvico e alfacetoglutárico. Importante na digestão dos açúcares, possui funções neurofisiológicas, estando implicada nos fenômenos de neurotransmissão e condução nervosa (depressão, neuralgias, cansaço, raciocínio, desempenho mental,tonos muscular do coração e do intestino.

  
VITAMINA B2 (RIBOFLAVINA):    

No organismo a riboflavina é convertida a flavina rnononucleotídeo (FMN), que se transforma em flavina adenina mononucleotídeo (FAD), aliviando a fadiga ocular (vista cansada), mantém saudável a pele e mucosas, necessária para a formação de anticorpos, transforma carboidratos, gorduras e proteínas em energia.



VITAMINA B3 (NIACINA, NICOTINAMIDA, ÁC. NICOTÍNICO, PP):

  A niacina é convertida para NADH nos organismos vivos, servindo como auxiliar nas reações de oxi-redução como "transportadora de elétrons".  Participa dos processos de descoxilação oxidadativa, junto com o ácido lipóico, dai ser extremamente útil  na fase aeróbica mitocondrial  do ciclo de Krebs .Dilata os capilares, é desintoxicante, poderoso calmante natural,usado em doenças do Pânico, reduz o colesterol e triglicérides e aumenta o HDL, reduz o risco de morte em cardiopatas.Essencial para produção hormonal, necessária para circulação adequada e pele saudável .

VITAMINA B5 (ÁCIDO PANTOGÊNICO):

Nas glândulas supra-renais, estimula a secreção da cortisona natural que melhora artrite, reumatismo, asma, etc. No stress, combate fadiga, depressão, e a insônia. Atua  na formação de anticorpos, auxilia no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares, auxilia a conversão de lipídeos, carboidratos e proteínas em energia, é necessária para produzir esteróides vitais e cortisona na glândula supra-renal, é um elemento essencial da coenzima A.Na forma de CoA, o ácido pantotênico desempenha múltiplos papeis no metabolismo celular, sendo de importância central na liberação de energia pela oxidação dos produtos da glicólise e outros metabólitos através do ciclo do ácido tricarboxílico (ciclo de Kreb's) mitocondrial. A CoA é necessária para a síntese de moléculas essenciais, como ácidos graxos e fosfolípides de membranas e aminoácidos como leucina, arginina e metionina. Também é essencial para a síntese de isoprenóides, Vitamina D, Vitamina B12 e anéis de porfirina da hemoglobina e dos citocromos.




VITAMINA B6 (PIRIDINA OU PIRIDOXINA OU PIRIDOXAMINA):

Ajuda a controlar o Diabetes, atua como coenzima em numerosos sistemas enzimáticos, (descarboxilases, transaminases). Necessária para o funcionamento de mais de 60 enzimas, auxilia no sistema nervoso, combate vômitos e tonturas da gravidez, converte o Triptofano em Niacina, importante na formação de mielina, inibe a formação de catarata, metabolisa aminoácidos e gorduras, participa da formação das hemácias, participa da formação de células do sistema imunológico, participa do processo de multiplicação celular.
Desempenha importante papel no metabolismo do SNC, através da descarboxilação do ácido glutâmico e sua conversão em ácido gama-amino-butírico (GABA). Interfere na absorção dos aminoácidos pelo intestino e na sua transferência para o interior das células. Intervém no metabolismo de aminoácidos, como, por exemplo, na descarboxilação da tirosina, arginina e do ácido glutâmico, na conversão do triptofano em ácido nicotínico. Produção de glóbulos vermelhos, adequado funcionamento do sistema nervoso e imunológico.

VITAMINA B7 (INOSITOL):
   Ajuda a emulsificar as gorduras, auxilia no crescimento dos cabelos, desempenha papel importante na neuropatia diabética, mantém a integridade da membrana celular especialmente no cérebro, sistema nervoso: efeito calmante natural. Coenzima essencial no metabolismo dos ácidos graxos e carbohidratos e outras reações de carboxilação, assim como na síntese dos ácidos nucleicos, neutraliza o colesterol (obesidade, arteriosclerose).
VITAMINA B9 (ÁCIDO FÓLICO):
  Tem a função de aumentar a defesa imunológica do organismo, regenerar tecidos, e promover a síntese de proteínas. Mantém a cor natural dos cabelos.


VITAMINA B12 (COBALAMINA OU CIANOCOLABAMINA): age sobre as células nervosas (poder de concentração, inflamação dos nervos, dores). Intervém na formação e maturação (fase pré-megaloblástica) das hemácias. Atua na síntese de DNA, sob a forma de coenzima, participando do metabolismo das purinas e pirimidinas (ácidos nucléicos). Ajuda no crescimento e na reprodução celular, proporcionando pele, unhas e cabelos saudáveis. Auxilia na cicatrização, beneficia a visão e alivia o cansaço dos olhos. Juntamente com outras substâncias auxilia na metabolização dos carboidratos, gorduras .


GABA:

  O Ácido Gama Aminobutirico (Gaba) è um neurotransmissor cerebral, que, juntamente com a glutamina,  participa de diversos processos cerebrais. Vem sendo utilizado para o tratamento de alguns casos de ansiedade e para melhorar o dempenho inteletual de alguns pacientes.


VITAMINA C  ( ACIDO ASCORBICO) :

Antioxidante importante no crescimento dos ossos e tecidos conjuntivos no funcionamento dos vasos sanguíneos . Agente regulador das reações de oxiredução intracelulares e reparação de feridas.


VITAMINA K:

  A vitamina K tem como principal função ser coagulante e anti- hemorrágica. Participa na

formação de certos fatores de coagulação no fígado.




MANGANÊS :

O manganês faz parte de uma proteina de estresse ( SOD – Mn) e é um elemento que tem função  de relevância no sistema nervoso central. È marcador de depressão junto com magnésio, vanádio, cromo, cobalto e lítio ( atraves do mineralograma). Tem também ação importante na osteogênese.

MAGNÉSIO:

O magnésio é elemento de grande relevância no metabolismo muscular e ósseo. Também funciona  em várias enzimas e é protetor do sistema nervoso central e poderoso antioxidante, assim como atiaterogênico.


ZINCO:

O zinco faz parte de mais de 70 enzimas e é fundamental á digestão, cicatrização, metabolismo cerebral e metabolismo sistema nervoso periférico, e etc.

COBRE :

O cobre, juntamente com o zinco, faz parte da molécula da SOD citoplasmática. Também a relação zinco/cobre pode funcionar como elemento tóxico, apesar de ser um metal essencial ao organismo humano.




SELENIO :

O selênio faz parte da molécula da glutatião peroxidade,  um antioxidante primário e desempenha papel fundamental na imunidade e proteção da parede arterial.

CÁLCIO :

O cálcio é importante na manutenção da pressão arterial, assim como no metabolismo muscular de um modo geral. També é primordial á prevenção da  osteopenia/osteoporose.

BORO

O  boro é altamente relevante na osteogênese, com papel protetor da  osteoporose

VITAMINA E  (ALFA TOCOFEROL) :

È um dos mais podereosos antioxidantes do organismo humano e pela sua lipossobilidade exerce efeito protetor na membrana celular e, por esta localização estratégica, impede a destruição do sistema nervoso central por Radicais Livres formados em acidentes vasculares encefálicos isquemicos.

LECITINA DE SOJA :

As propriedades da Lecitina de soja garantem-lhe atividade a nível do sistema circulatório: A nível cardiovascular as suas funções primordiais são as seguintes: Diminuição do colesterol; Melhorias da elasticidade das artérias; Prevenção da arteiosclerose; Aumento da atividade fibriolíticas; Diminuição da pressão arterial; Estimula a transmissão deimpulsos nervosos; Melhora a memória; Favorece a rapidez mental; Favorece a absorção das vitaminas lipossolúveis; Melhora a pele em caso de psoríase e acne.
COLINA  BITARTARATO:

Substância lipotrópica que age principalmente sobre o fígado, evitando o acúmulo de

gordura naquele órgão e auxiliando na remoção de restos metabólicos e outras toxinas.

Parece exercer tais ações especialmente em obesos. diários, divididos em 3 tomadas, nas

Muitas vezes é utilizada sob a forma de bitartarato de colina, aparecendo nos rótulos das

formulações abreviado para bit. colina ou b. colina.


  LISINA


Aminoácido que, junto com prolina e hidroxiprolina, participa da síntese de
colágeno, uma proteína muito importante para dar sustentação aos tecidos.
Por este motivo, tem sido utilizada no tratamento da flacidez. Abundante no
tecido muscular. Também tem sido muito utilizado no tratamento do herpes.

CASTANHA DA INDIA


É uma planta de sabor amargo e adsringente e utilizada no tratamento de pertubações da circulação venaosa, nas varizes, fissuras anais, edemas e hemorróidas.
Emprega-se ainda como vasoconstritor periférico ( nas flebites varicosas e hemoptises)
A aescina tem a capacidade de reduzir atividade enzimática lisossômica em 30 %, provavelmente por estabilizar o conteúdo de colesterol da membrana dos lisossomas diminuindo assim a liberação de enzimas. A aescina também diminui edemas por reduzir a filtração trasncapilar de água e proteinas. Ainda tem atividade suave como diurética.
Tem demonstrado também ser um tônico para o sistema venoso, otimizando o processo de retorno do sangue ao coração.

HANAMELIS EXTRATO SECO A 5 %




Adstringente, vasoconstrictora. Indicada nas afecções venosas :varizes flebite e no

tratamento da oleosidade excessiva da pele e cabelos. Hamamelis virginiana A tintura da

casca e folhas tem ação desinfetante. A tintura, e também em forma de pomada, pode ser

utilizada, externamente, em casos de hemorróidas, disenteria, gonorréia, leucorréia,

tumores, inflamações externas, pústulas, inflamação dos olhos, picadas de insetos, veias

varicosas. Já o decocto é utilizado no combate às diarréias, menstruação em excesso,

hemorragia pulmonar.



CENTELLA ASIATICA


Fitoterápico muito utilizado tanto em cápsulas como cremes, tem como objetivo facilitar a

queima da gordura e o tratamento da celulite. Discreta ação diurética.




RUTINA

Rico em Vitamina P que combinado com a Vitamina C, tem ação benéfica sobre a queda do

colesterol LDL e age fortecendo a estrutura da parde dos vasos sanguíneos; sendo muito

usada no tratamento e prevenção de pequenas varizes.





  Drogas Inteligentes (Smart Drugs) são:


GINGO BILOBA:

O extrato das folhas da gingo biloba,  árvores de origem oriental é rico em bioflavonóides, terpenóides, SOD e carotenóides. Aumenta a circulação cerebral, impede a ação de Radicais Livres nas membranas celulares, especialmente do cérebro e sistema nervoso e aumenta a capacidade  do cérebro de maetabolizara glicose, acelerando a transmissõa nervosa. Tem sido usado o extrato de Gingo Biloba (EGB 761) na memória de curto prazo,na doença de Alzheimer e na melhora do estado de alerta mental..


LECITINA :        


A lecitina tem funções de relevância no organismo dai ser usada para melhorar a memória. Em realidade, ela atua como doador de colina e, neste ponto, é preferível usar-se colina, já que a lecitina altas doses pode afetar a motilidade intestinal.


NIMODIPINA:

  Aumenta a circulação cerebral e o metabolismo , evitando que os Radicais Livres  nas membranas celulares.



PAULO ROBERTO SILVEIRA
Enviado por PAULO ROBERTO SILVEIRA em 14/06/2009
Alterado em 06/08/2009
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras