AS DEMENCIAS

As demências ocorrem mais frequentemente na maturidade também conhecida como velhice.  Que é a fase do ciclo vital que se inicia aos 65 anos.  A população idosa é o grupo etário de maior crescimento, pois mais pessoas vivem por um período maior.  Denominado por  Robert M. Butler de “o triunfo da sobrevivência” .  Os médicos dividem os idosos em dois grupos:  Idosos Jovens de 65 a 74 anos e idosos velhos de 75 anos em  diante.  Não podemos desconsiderar a existência de idosos sadios, que não sofrem de nenhuma doença e os idosos doentes que apresentam uma enfermidade que interfere com a função orgânica, necessitando de atenção médica, neurológica e ou psiquiátrica.

Transtornos Demências
   As Demências de um modo geral sob o ponto de vida neurológico são classificadas como corticais e subcorticais.  Uma demência cortical são as doenças demências vistas nas doenças de Alzheimer, doença Creutzfeld -  Jakob, doença de Pick.  E as demências  subcorticais estão associadas a transtornos dos movimentos, apraxia da marcha, retardo psicomotor,  apatia e mutismo acinético que podem ser confundidos com catatonia esquizofrênica.  Na prática clínica existem grande sobreposição entre os dois tipos de demência, e, maioria dos casos um diagnóstico verdadeiro só podem ser esclarecidos na autópsia.

Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer afeta cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos,  subindo para  45%  nas pessoas com mais de 85 anos  o Instituto Nacional on Aging (EUA) preconiza que por volta do ano de 2050 haverá só nos EUA cerca de 14 milhões de DA.  Esta doença atualmente nos EUA  responde por mais de 1,300 mil pessoas idosas  internadas em asilo ou casas de repouso e esta associadas com mais de 100,000 mortes a cada ano sendo uma das causas mais  comuns de demências em pacientes e idosos.

Características

A DA caracteriza-se pela perturbação da orientação, da memória, cálculos e julgamentos, e ocorrências da alteração da personalidade como: depressão e obsessão e suspiciosidade (desconfiança).  Ataques de raiva são comuns, com risco de ato violentos e agressividades.  A desorientação leva a pessoa acometida de DA a andar a esmo sem destino ou paradeiro certo podendo   muitas vezes ser encontrados em bairros  ou mesmo cidades muito afastadas totalmente desorientado sem nenhuma condição de voltar para casa.  A perda de iniciativa é comum, alterações neurológicas como perturbações do equilíbrio da marcha, acometido de afasia, apraxia e aguinosia.

Inicio da doença.

A DA tem um inicio insidioso (lento) e progressiva com evolução fatal que pode ser desencadeada por uma doença infecciosa secundária ( pneumopatia, infecção urinária, infecção gástrica e etc.).  O desenlace fatal ocorre em torno de 10 anos do inicio do diagnóstico que é feito baseado na história clinica e no exame neurológico e do estado mental.  Os estudos efetuados com a ajuda de imagens através da ressonância magnética de crânio com espectroscopia com emissão de prositrons tem  sido alentadoras e gratificantes.

Etiologia

A causa da DA  é desconhecida embora existam várias teorias estudas .  Existe uma degeneração do  sistema neurotrasmissor do cérebro e deficiências específicas da  acetil  colina, foram efetivamente constatados.  Ocorrem degeneração estrutural, neuronal , produzindo emaranhados neurofibrilares e depósitos amilóides característicos.  Metabolismo protéico anormal no SNC e um gene de proteínas  precursora amilóde, também foram demonstradas.  Teorias causais envolvendo vírus e toxina ambientais (agrotóxicos)  foram propostas.  Depósitos de alumínio nas lesões DA,  mas esta afastada a causa da doença., pelo mesmo.   Uma transmissão genética.  foi relatada em cerca de 10 a 30% dos  casos,  em pacientes com síndrome de Down  (trissomia 21)  doença esta que invariavelmente desenvolvem DA por volta dos 40 anos atualmente pesquisas no sentido de demonstrar um gene anormal possílvemente no crossoma estão 21 estão sendo feitas.

Tratamento

Existem vário tratamentos e feitos com medicamentos  de ultima geração mas de efeitos comprovadamente paliativos reduzindo a evolução da doença e não havendo até o momento cura para DA.  Os medicamentos em tela  são muito caros limitando por condições financeiras o uso dos mesmos, sendo necessário que as prefeituras adquiram da industria farmacêutica os referidos fármacos e os disponibilizem através de serviços especializados como os  setores de doenças  crônicas e degenerativas das respectivas secretaria de saúde Estaduais, Municipais  e ou Federais a população portadora de DA.  Temos a relatar que nos últimos 20 anos através da introdução da especialidade médica reconhecida pelos Conselhos Regionais de Medicinas através dos valorosos ensinamento do professor  Helion  Povoa  que é a Medicina  Ortomolecular (alinhador de elétrons), especialidade médica cuja a formação necessita de robusta formação e conhecimentos atualizados e avançados de farmacologia e bioquímica cujo objetivo clínico seria de retirar os radicais livres do espaço intracelular cerebral vai originar a regeneração dos neurônios acometidos da DA através especificamente do uso de inibidores da acetil colina.  Levando a melhoras bastantes acentuadas, retardando em muito a evolução da  DA.

Demência por Multi Infartos.

A demência por Multi Infarto é a  segunda principal causa de demência nos idosos e pode ocorrer em conjunção com a DA.  É caracterizada por uma taxa  variável de demência com deterioração progressiva ou lacunar e sinais neurológicos focais  o transtorno resulta de infartos repetidos (AVC Isquêmicos) repetidos em vários locais do cérebro e esta associado por hipertensão arterial e arritimias cardíacas.  Não existe tratamentos específicos exceto métodos que evitam  ou aliviam o aumento da pressão sanguínea e diminuam a agregação plaquetária com o uso de salicilatos.(AAS).  O inicio é mais abrupto que  a DA,  sendo um sinal importante de diferenciação diagnóstica.

Doença de Pick

A doença de Pick  é uma doença de progressão lenta, associada com lesões corticais focais, principalmente no lobo frontal com afasia, apraxia e abnóxia.  A doença dura de 2 há 10 anos com uma duração média de 5 anos. Clinicamente a doença de Pick é difícil de distinção da DA.  Na autópsia, entretanto o cérebro revela inclusões intraneurais denominados “corpos de Pick” que são diferentes dos emaranhados neurofibrilares da DA .  A doença  de Pick é mais rara que a DA, e não existe tratamento.

Doença  Cretzfeldt-Jakob

È uma doença degenerativa difusa que afeta o sistema piramidal e extra piramidal a doença de CJ começa na quarta e ou quinta década da vida e o curso habitual é de 1 ano para o desenlace fatal .  O estágio terminal caracteriza-se  por quadro de estrema demência, hipotonia generalizada e profunda perturbação na fala.  A CJ é causada por um vírus infeccioso de crescimento lento.  Alguns casos foram identificados como causado por transplante de córnea de uma pessoa afetada para outra não afetada anteriormente.

Coréia de Huntington

Doença hereditária associada com degeneração progressiva dos gânglios basais e córtex cerebral a CH é transmitido por um gene autossômico dominante localizado no fragmento G8 do cromossomo 4 .  Cada filho de um genitor afetado tem uma chance de 50% para desenvolver a doença.  Todas as   pessoas com o gene acabam apresentando a doença atualmente existe um teste de triagem genética para o transtorno no EUA 25,000 pessoas tem CH e cerca de 125,000 crianças tem o risco de vir a ter doença. O inicio da CH dar-se entre 35 a 50 anos e se caracteriza por apresentar demência progressiva,  hipertonia muscular, movimentos cuneiformes bizarros, a morte chega 15 a 20 anos após o inicio.  Não existe tratamento.

Hidrocefalia oculta

A hidrocefalia oculta também denominada de pressão normal nos idosos originam perturbação na marcha que se apresenta de uma forma característica o idoso deambula em utilizando pequenos passos daí ser denominada marcha Petit Pás.  O idoso deambula com uma marcha instável ou oscilante apresentando também incontinência urinária e processo demencial.  No exame imageológico  se verifica aumento dos ventrículos se evidência de aumento da pressão do liquido cefalorraquidiano,  quando   há evidência de aumento da pressão licorica o paciente vai apresentar um quadro neurológico de desequilíbrio ou sendo necessário um procedimento neurocirúrgico caracterizado pela drenagem ventrículo atrial através de uma válvula de pressão baixa ou alta conforme o caso drenando o liquo da fossa posterior para a cavidade abdominal.

Transtorno psiquiátrico

Os transtornos psiquiátricos como depressão, distúrbio bipolar esquizofrenia ansiedade levam a processos demências no idoso bem como o uso de drogas licitas(tabaco, álcool) e ou ilícitas( maconha, cocaína, heroína, crack e outras.)
Enviado por PAULO ROBERTO SILVEIRA em 27/05/2009