DR. PAULO ROBERTO SILVEIRA

VIVO DE AJUDAR AS PESSOAS  A AMENIZAREM  OS SOFRIMENTOS  DO CORPO E DA ALMA.

Textos

O SANGRAMENTO DO NARIZ ( A EPISTAXE)
  A EPISTAXE ( O SANGRAMENTO PELO NARIZ)

Estava Zelia ( minha mulher), de plantão no Hospital Municipal Souza Aguiar, como médica clinica geral do Staf da equipe Dr Cata Preta, que trabalha uma manha, uma tarde e uma noite, isso mesmo, tres horários diferentes durante a semana, e , para piorar o fato, estava lotada da no Pronto Socorro, e como clinica socorrista, na escala  de rodizio do grupo que era responsavel pela  triagem, ou seja peneirando os pacientes que realmente eram emergencia , os que não eram assim considerados, eram encaminhados ao serviço de ambulatório tambem denomindo SPA. Estava assim jogada as feras, pois muitos pacientes não se conformavam em serem impedidos de ser atendido na emergencia, considerado o maior serviço de emergência da America do Sul; e para proteger os infelizes socorrista um segurança bem disposto e bota disposição nisto, pois muitas vezes e não era raro isso acontencer, a coisa ficava preta, saia mesmo empurrões, tapas e bofetadas e, as vezes o seguraça tinha que pedir reforço a Policia Militar, e, nesse clima acolhedor e tranquilo para não dizer o contrário, o plantão ia transcorrendo dentro da normalidade possível e prevista.
Às tantas um cidadão dizendo que tinha  sangramento pelo nariz, queria ser visto pelo Otorrino, medico especialista em nariz, ouvido e garganta, mas ao ser examinado, ( o socorrista era clinico geral e tinha que fazer um exame detalhado )constatou nenhuma anormalidade e o cidadão não apresentava  naquele momento, nenhum sangramento pelo nariz.
- Meu senhor acabei de examiná-lo e não vejo nenhum sangramento no seu nariz.
- Olha doutora, toda a vez que eu vou evacuar, ao sentar no vaso ao fazer esforço para defecar, a minha narina esquerda sangra abundatemete.
- Quando isso aconteceu com o senhor, pois pelo que posso ver senhor, nesse momento não esta sangrando nada pela sua narina nem a esquerda nem a direita.
- Pois é doutora, êsse é o problema, eu só sangro pela narina esquerda e só pela esquerda , sómente quando estou sentado no vaso e faço esforço, e  sangramento abundante, e isso esta se repetindo há um certo tempo.
- Quanto tempo isto está acontecendo com o senhor ?

- Sei lá uns dois ou tres meses, desde que minha mulher faleceu, de câncer, isso isso não me larga. Esta ficando uma situação que eu não aguento mais, ja me disserem que isto é psicologico, como não sou maluco, eu  preciso  mesmo é de ser atendido pelo
médico de nariz de plantão neste hospital.

- Olha senhor, nós só estamos permitindo que suba ( a triangem era feita no andar terreo e a emergência ficava no segundo andar), os pacientes que realmente estejam precisando de atendimento de emergência, o que não é o seu caso, o senhor nesse momento está perfeitamente bem, sem sangramento nenhum, portanto o seu caso não é emergência.

- O paciente ao ter o seu pedido negado e tomado de uma fúria súbita, e partido para a agressão para cima da socorrista e gritando aos berros mesmo:
-Cooomooo? Cumé que é ... a senhora ousa me impedir de que eu seja atendido por um médico de nariz... como isso é possível isto!,  pos  eu pago os meus impostos e quero ser atendido agora mesmo! daqui eu não arrendo o pé e  fique sabendo que eu pago o seu salário!.

- Escute senhor, eu entendo a sua insatisfação, mas o Chefe de Equipe ( Médico responsável pela Equipe de Plantão ) nos deu ordem expressa de  só deixar subir, paciente graves ... ou seja baleado, acidentado de qualquer espécie, enfarte ou edema agudo do pulmão ou seja só pode subir para ser atendido na emergencia la em cima, um paciente realmente em caso de urgência, e o senhor me desculpe..., eu já o examinei...e  nesse momento o senhor não esta tendo uma  epistaxe de nenhuma narina (sangramento pelo nariz). Seu coração esta em ritmo normal, seus pulmôes tambem, sua pressão arterial é 120 x 80 mmg , portanto normal. O caso do senhor pode ser atendido tranquilamente no ambulatário do Otorrino, basta marcar com antecedencia  pelo telefone que esta ali escrito na parede .
- O paciente entrou em crise de agressividade e espumando e soltando faiscas e raios por todo os lados, nessa altura o, segurança vulgo. Zé Chulapa, um negão de dois metros de altura por dois de largura, vulgo armário, ja estava pronto para entrar em ação...só aguardanto o desenrrolar do conflito...,ou esperando uma simples ordem da socorrista e ao notar o tamanho do negão e a irredutibilidade da Doutora , o cidadão esbravejou, segurando o cracha de identificação funcional, onde estava escrito o nome da medica socorrista .
- A senhora não sabe com que está falando...!, deixa eu anotar o seu nome, para eu fazer a minha queixa aos seus superiores.
- O senhor pode fazer o que bem entender. Estou apenas cumprindo ordens da chefia de equipe.
- E anotando acintosamente o nome da médica socorrista , o cidadão se retirou, falando que  ia fazer e acontecer e o plantão dentro do possivel correu dentro da normalidade que Deus permitiria...
Quando terminou o plantão que fora bastante movimentado,  diringindo para casa para o merecido repouso, ao chegar  a primeira coisa a ser feita era o ritual de chegada ou seja : retirar o uniforme e tomar um bom banho. Sentando-se no vaso , pois mulher tem mania de só ir ao banheiro em casa,  por isso as mulheres são normalmente obstipadas, notou estranhamente que uma coisa que nunca tinha acontecido estava acontecendo  com ela ,  naquele  instante!
- Paulo dê um pulo aqui!
Ao chegar na porta do banheiro vi estarrecido que ela estava sangrando abundantemente e sómente pela narina esquerda!
Ato continuo ela se lembrara do fato ocorrido no plantão e narra-me o acontecido e diz estar surpreza com essa coincidencia...porque ela nunca sangrara pelo nariz na  vida!
Percebendo que não se tratava de nenhuma coincidência,  pois umas das coisas que me surpreende atualmente era perceber a aura das pessoas e a dela estava terrivelmente avermelhada... imediantemente coloquei um chumaço de algodão embebido em água oxigenada e mentalmente ia fazendo minhas orações pedindo proteção e que afastasse dela essa força maligna. Fazendo ato continuo uma limpeza e uma imposição das mãos sobre os seus chacras , ate que ato continuo ia percenbendo que a aura estava se mudando, vermelha, alaranjada, amarela,azul e finalmente branca. Acendendo um vela de sete dias e sete noites num copo de agua pura e cristalina, em homenagem ao seu anjo da guarda .
Minhas preces foram ouvidas e ela nunca mais sangrara pelo nariz.
Mas ficara o ensinamento de nunca mais deixar ninguem copiar o seu nome, sobre qualquer hipótese. Cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça. Ainda mais num lugar como aquele de sofrimento e angústia...Por via das dúvidas sempre ao entrar naquele lugar (Pronto Socorro do Souza Aguiar) peça proteção ao seu Anjo da Guarda e serás atendida, e, protegida.


PAULO ROBERTO SILVEIRA
Enviado por PAULO ROBERTO SILVEIRA em 19/05/2009
Alterado em 26/05/2010
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras