DR. PAULO ROBERTO SILVEIRA

VIVO DE AJUDAR AS PESSOAS  A AMENIZAREM  OS SOFRIMENTOS  DO CORPO E DA ALMA.

Textos

TEXTO DA SEGUNDA CAPA E DA QUARTA CAPA DA SEGUNDA EDIÇÃO DO LIVRO FUNAMENTOS DA MEDICINA LEGAL.
SEGUNDA CAPA DA SEGUNDA EDIÇAO DO LIVRO FUNDAAMENTOS DA MEDICINA LEGAL.

Dr. Paulo Roberto Silveira
Formado, em 1975, na Faculdade de Medicina  e Cirurgia da Universidade do Porto, em Portugal, e Direito, em 1992, pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, é psiquiatra, neurocirurgião e bacharel em direito. Atua desde o ano de 2000 como perito legista , promovido em 2014 a perito legista de primeira classe, lotado no setor de Neurologia Forense do Instituto   Médico  Legal Afrânio Peixoto — setor que chefiou entre 2004  e 2008 — e divide hoje o seu tempo entre o IMLAP, o consultório particular, no Rio de Janeiro, e a APAE de Lambari, MG. É também escritor, na área médica.

QUARTA CAPA DA SEGUNDA EDIÇAO DO LIVRO FUNDAMENTOS DA MEDICINA LEGAL
A informação sem disfarces em uma obra renovada

Menos de dois anos depois de seu lançamento, Fundamentos da Medicina Legal — do Dr. Paulo Roberto Silveira — já é solicitado numa segunda edição, para a consulta, o estudo e o trabalho que orientam tanto o profissional perito legista e o advogado voltado à área penal, quanto os estudantes de medicina e direito, o  pesquisador generalista em diferentes áreas (jornalistas e escritores, por exemplo), e mesmo qualquer pessoa bem informada que deseje conhecer o desafiador e fascinante mundo da investigação científica dos peritos legistas. Como eixo, base e essência da atitude filosófica de seu trabalho, a Fideliter ad lucem per árdua tamen (“Fidelidade à verdade, custe o que custar”), como reza a epígrafe deste livro, a qual norteia e inspira o Dr. Paulo Roberto Silveira.

O autor não se preocupa em facilitar a leitura, simplifica-la para o principiante, ou mesmo o leigo interessado no assunto. Tampouco apega-se a um estilo afetado e sem naturalidade, que ocorre em algumas tentativas de se convencer o leitor mais exigente. Ele escreve um texto que universaliza a informação, sem vulgariza-la, por um lado, e, por outro, sem adorná-la com os excessos de uma suposta e desnecessária erudição. Seu conhecimento e reflexão são partilhados com os leitores numa escrita comum a todos os tipos de estudiosos interessados, a todas as prioridades e percepções, na verdade um talento que poucos escritores conseguem manifestar, sobretudo quando escrevem na área cientifica.

Esta segunda edição de Fundamentos da Medicina Legal, portanto, cuidadosamente revisada e devidamente atualizada — sobretudo no tocante ao Código do Processo Penal ,Código Penal, e o Código Civil  ao capítulo relativo à Sexologia Forense, e ao capítulo sobre o Casamento — é uma iniciativa importante da Lumen Juris, no sentido de manter ao alcance de estudiosos e profissionais da área uma obra indispensável a quem busca, com precisão e consistência, a fidelidade à verdade, custe o que custar.




PAULO ROBERTO SILVEIRA
Enviado por PAULO ROBERTO SILVEIRA em 15/02/2015
Alterado em 08/06/2015
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras