DR. PAULO ROBERTO SILVEIRA

VIVO DE AJUDAR AS PESSOAS  A AMENIZAREM  OS SOFRIMENTOS  DO CORPO E DA ALMA.

Textos

UM LIVRO QUE FIQUEI DEVENDO A MEUS LEITORES: HISTORIAS DA MINHA HISTORIA.
SOBRE O AUTOR
Este fascinante Histórias de Minha História é um livro totalmente atípico na obra do Dr. Paulo Roberto Silveira. Sua experiência como escritor era até agora totalmente focada na literatura médica. No entanto, homem com uma história de vida riquíssima, Dr. Paulo Silveira dedicou-se a escrever também crônicas e contos (na verdade sem preocupar-se muito com este ou aquele estilo literário), que publicava sem maiores empenhos na Internet, apenas pelo prazer de exercer sua vocação literária e partilhar com os leitores as suas histórias pessoais — algumas emocionantes, outras engraçadas, outras ainda mesmo insólitas, mas todas interessantíssimas.
Médico formado pela Faculdade de Medicina e Cirurgia da Universidade do Porto, Portugal, em 1975, renomado neurologista, neurocirurgião e psiquiatra, experiente médico do trabalho, Dr. Paulo Roberto Silveira cumpriu seu período de residência médica no Hospital Santo Antonio, também no Porto, e tem servido por longos anos em alguns dos mais importantes hospitais do Rio de Janeiro. Bacharel em direito, é também um dos mais dedicados conhecedores do direito médico. Atualmente está lotado no setor de Neurologia Forense do Instituto Médico Legal Afrânio Peixoto, setor que chefiou entre 2004 e 2008, e dedica seu tempo também ao seu consultório particular no Rio e à APAE de Lambari, em Minas Gerais. Profere, frequentemente, palestras em cursos de especialização em perícias cíveis e criminais, e atua como perito no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e na Primeira Secção Judiciária do Estado do Rio de Janeiro.

Sua experiência com a escrita não é de hoje. Já há muitos anos, o Dr. Paulo Roberto Silveira tem publicado artigos médicos na Internet e em revistas especializadas, e mais recentemente escreveu três livros de peso:  Fundamentos da Medicina Legal, Fundamentos da Neurologia e Fundamentos da Psiquiatria, todos os três pela Editora Lumen Juris. E já está tomando notas para elaborar mais obras na literatura médica.

No entanto, ao tomar conhecimento de sua extraordinária habilidade em contar histórias — histórias reais, vividas aqui e ali, em sua trajetória pessoal — a Lumen Juris percebeu o quanto seria injusto privar o público do lado literário contista, do perfil cronista e das cativantes histórias vividas pelo autor, tanto em sua infância, quando na sua adolescência, na vida acadêmica e no dia a dia profissional e familiar. Histórias que ele conta com emoção, bom-humor e a mente aberta que caracteriza o verdeiro homem de ciência que ele é.

Assim nasceu o livro Histórias da Minha História, que serve de testemunho da riqueza da vida do Dr. Paulo Silveira, e de veículo para a sua habilidade em contar as mais encantadoras histórias, por meio de uma literatura da melhor qualidade.



INTRODUÇÃO

UM LIVRO QUE FIQUEI DEVENDO
A MEUS LEITORES

Este livro já estava na fila há muito tempo. Mas nunca me esqueci dele! Dedicado a escrever sobre medicina, tenho publicado muitos artigos e vários livros nessa área, enquanto preparo outros, para lançar pouco mais adiante, na medida em que minhas atividades profissionais e meus estudos de aperfeiçoamento me permitam.  De modo que esse outro lado do escritor que sou — o lado literário contista, cronista — foi um pouco colocado na reserva, por assim dizer, aguardando pelo momento apropriado para ser compartilhado com os meus leitores. Mas não foi possível adiar mais. Muita gente tem cobrado este livro — inclusive muitos dos mais fiéis leitores de minhas obras dedicadas à medicina — e insistido para que ele viesse, finalmente, à luz do dia. Até que percebi que havia chegado a hora e finalizei aquilo que, até aqui, estava apenas esboçado.
Trata-se de histórias do dia a dia — um pouco crônicas, um pouco contos (não me preocupo muito em me encaixar nesta ou naquela modalidade literária em particular...) — coisas que vivi, ou escutei maravilhado da parte daqueles que as viveram, que me ajudam a construir e aprimorar a pessoa que sou e o médico no qual me tornei, e que também está em constante construção, em permanente aperfeiçoamento. Aliás, algumas dessas histórias aconteceram no meu ambiente de trabalho, como profissional da medicina. Mas há outras, ligadas ao meu período de formação, na Universidade do Porto, ao meu dia a dia como médico — mas não necessariamente nos consultórios — e mesmo muito antes disso tudo, ainda na época do ginásio, ou pouco depois.
Embora algumas dessas histórias venham em ordem cronológica, a cronologia não foi realmente a minha principal preocupação. As narrativas se sucedem livremente, ao sabor de minhas lembranças, e acredito que o que elas representam de essencial transcende tempo e espaço.
Enfim, são histórias bem variadas em sua vocação. Umas engraçadas, outras comoventes, outras, ainda, insólitas, sugerindo que o imponderável pode estar mais próximo de nós do que costumamos imaginar.
Espero que essas histórias agradem a meus leitores e que toquem principalmente seus corações. Porque foi com o coração que elas foram vividas e escritas.



PAULO ROBERTO SILVEIRA
Enviado por PAULO ROBERTO SILVEIRA em 12/02/2015
Alterado em 30/07/2015
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras