DR. PAULO ROBERTO SILVEIRA

VIVO DE AJUDAR AS PESSOAS  A AMENIZAREM  OS SOFRIMENTOS  DO CORPO E DA ALMA.

Meu Diário
25/08/2009 20h45
O AGRADECIMENTO PELA VIDA.( A ROSA BRANCA)
Ao chegar para mais um plantão, uma linda manha nos idos de 1979 como neurocirugião do Staff, titular todas as quintas das 8:00 ás 20:00 e aos domingos das 20:00 ás 8:00 , num dos maiores hospitais de emergência na zona norte do Rio de Janeiro, o Hospital Estadual Getúlio Vargas, no bairro da Penha, nessa manha de quinta feira como todas as outras, passando as visitas de praxe nas abarrotadas salas de atendimento: na seguinte ordem, primeiro sala das crianças, das mulheres e dos homens e enfermarias dos pacientes internados na mesma ordem, deparei-me com um caso que me chamou atenção.
Menor,sexo femino, RK, com 3 anos, com historia de devido estado febril ia no colo da mãe, erradamente no banco dianteiro do carro Fiat 147, pilotado pelo pai, em direção de socorro medicoBrasil , junto a linha divisória de onibus, quando súbitamente, projetado pelo pneu trazeiro de veículo não identificado, um tijolo delimiador, como uma bala, atingiu o vidro dianteiro e consequentemente explodiu na região frontal esquerda da criança. Examinando a crianca constatei a gravidade do caso . Uma ferida com perda de massa encefálica, regiao frontal esquerda, em coma profundo, pupilas midriáticase fixas, reflexos osteotendinoso em descerebração, reflexo cutaneo plantar com sinal de Babinski bilateral, indicando grave sofrimento cerebral. A decisão foi de encaminhar imediatamente ao Centro Cirúrgico, dando entrada ás 8:20 , sendo feito homeostasia e limpeza mecânica na area de afundamento frontal, craniectomia e lobectometia frontal esquerda e retirada de uma porção tendinea do joelho direito denominada fascia lata, com auxilio do cirurgião geral, que foi cuidadosamente suturada no lugar da extensa porção da menínge, uma espécie de membrana que envolve o cérebro, procedimento denominado de meningeoplastia. A cirurgia durou cerca de 8 horas, tendo terminado ás 16:30 com a paciente removida para o Centro de Tratamento Intensivo. No final do plantão ao ser examinada, os reflexos neurologicos haviam melhorado bem como das funçoes vitais, mas continuava em coma.
No plantão seguinte , no domingo a noite,soube, que por ter um plano de saúde ,a menininha fora removido para um outro hospital, assim liberando um precioso leito hospitalar para quem dele fosse necessitar.
Cerca de dois meses depois, por coincidencia numa manhã de quinta feira, fui chamado para atender a sala de crianças, e lá chegando deparo-me com RK, agora recuperada, com um pequeno curativo na região frontal e toda vestida de branco e com uma rosa branca em suas mãozinhas, veio correndo ao meu encontro e atirando-se nos meus braços, oferecendo a rosa branca dizia:
- BRIGADA DOUTÕ!
- DE NADA!
Disfarçando uma lágrima teimosa e incoveniente que se me aflorava dos olhos, só pude me lembrar daquele historia do novo testamento quando leproso , agradecido por ter sido curado voltou para agradecer, em detrimento de dos outros que tambem haviam recebido a mesma graça.
Essa paciente , foi atendida no meu consultorio particular , por opcao unica da familia, por anos a fio, sendo me enviada a todos aniversarios uma foto dela ate a idade adulta, totalmente recuperada e atualmente casada e com filhos. Ha sim a profissao dela professora de educacao fisica, e , professora de Ballet, sim, ela e bailarina.
ATE HOJO GUARDO ENTRE MEUS GUARDADOS A ROSA BRANCA E NA MEMORIA O AGRADECIMENTO QUE ME FEZ CHORAR DE EMOCAO, POR QUE NAO HOMEM TAMBEM CHORA, E , CLARO COM MODERACAO... ENFIM:
 BRIGADA DOUTÕ! POR TER SALVADO A MINHA VIDA!
- DE NADA!

Publicado por PAULO ROBERTO SILVEIRA em 25/08/2009 às 20h45
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras